Notícia

DIU COM HORMONIO ( ENDOCEPTIVO) / MIRENA

MIRENA este método é também chamado popularmente de DIU hormonal, mas o nome correto é endoceptivo. Ou seja, um método hormonal que é inserido dentro da camada interna do útero e ali vai liberando quantidades constantes diárias de hormônio (progesterona) no local por 5 anos. Por isso, mínimas quantidades de progesterona atingem a corrente sanguínea o que torna esse método um causador de mínimos efeitos colaterais quando comparado com os outros métodos hormonais como pílulas, adesivos, implantes e injeções.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, ou seja, previne totalmente a gravidez. Mirena está entre os melhores índices sendo considerado mais eficaz que a laqueadura tubária e a vasectomia, porém com a vantagem de ser reversível e proporcionar outros benefícios à mulher que irei falar a seguir.

INDICAÇÕES
Mirena é indicado para mulheres que querem uma contracepção tranquila, segura, altamente eficaz e com mínimos efeitos colaterais. Mas também está indicado para mulheres que:
. Tenham fluxo menstrual intenso que não normalizou com outros tratamentos,

. Sofrem com seu ciclo menstrual, com TPM moderada ou grave, cólicas, anemia decorrente ao fluxo menstrual intenso,

.Portadoras de endometriose (doença em que focos de endométrio crescem em locais atípicos, ou seja, fora da cavidade uterina e que causa fortes dores abdominais).

. Portadoras de miomas (tumores benígnos que incham o útero e podem causar dores e hemorragias culminando em cirurgia para retirada do útero).

. Mulheres que já usaram o DIU de cobre e tiveram infecções repetidas de útero, pois o Mirena não aumenta o risco de infecções já que o muco também protege contra a entrada de micróbios no útero.

. Já entraram na menopausa e estão repondo somente estrógenos. O Mirena protege o endométrio dessas mulheres da ação estrogênica da reposição hormonal.

. Apresentam intolerância ou contra-indicações aos outros métodos contraceptivos ou são grandes “esquecedoras” e não se adaptam a rotina de disciplina de tomar sua pílula, injeção ou colocar seu adesivo corretamente.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

É um dos melhores métodos para o pós-parto e amamentação, pois não passa hormônios no leite materno e não exerce efeitos deletérios sobre o crescimento ou desenvolvimento da criança. Não afeta a quantidade e nem a qualidade do leite materno.! Não é qualquer mulher que pode usar Mirena ou DIU. Isso será bem avaliado por um ginecologista.

Tanto o Mirena quanto o DIU, são colocados no próprio consultório médico de preferência no terceiro dia da menstruação.

A duração do Mirena é de 05 anos, porém ele pode ser retirado a qualquer momento,e a fertilidade será restabelecida em pouco tempo.

Até o final deste ano será lançado no Brasil o “ irmão caçula” do Mirena,este dispositivo será menor e sua validade será de 3 anos. ( ideal para as paciente nulíparas )